sábado, 26 de agosto de 2017

Desenvolvimento do ProCid no Bairro do Cruzeiro - Irauçuba

Aos 26 dias de agosto de 2017 o Despertar realiza mais ações do Programa Protagonismo e Cidadania no desenvolvimento dos projetos de Capoeira e Balé Clássico na comunidade do Cruzeiro em Irauçuba.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina artes marciais, música, acrobacias e dança na realização golpes e movimentos rápidos, complexos e únicos, que requer uma grande quantidade de força e flexibilidade corporal.
Dessa forma, os praticantes de capoeira geralmente apresentam uma excelente forma física e bem-estar geral, pois as acrobacias e movimentos não estimulam apenas o corpo, mas a personalidade e o estado mental.




As diversas modalidades de dança são ótimas opções para quem quer se exercitar, mas não gosta das atividades de academia.

No balé as formas do corpo ficam mais harmoniosas e elegantes. São três fundamentos básicos: consciência do corpo, da respiração e da dinâmica. Trabalhamos a concentração, equilíbrio, relação espacial, relação com os outros e comunicação corporal.


sábado, 12 de agosto de 2017

            O Instituto Despertar da Cidadania através de seu Coordenador de Cultura e Ação Social Siqueira Neto, apresenta o programa Amigo do Bem como proposta de gestão de ação social a prefeitura de Barroquinha tendo como objetivo de combater a extrema pobreza das famílias residentes no Município, através da identificação, acompanhamento e inserção de famílias em situação de pobreza extrema, no Programa e em cursos profissionalizantes, visando o desenvolvimento da autonomia dessas famílias e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Como também através do acompanhamento de condicionalidades das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e Meio Ambiente.

            O Programa AMIGO DO BEM vem atender a execução da Política Municipal de Assistência Social, intensificando a intersetorialidade com a rede, fortalecendo os Projetos, Serviços e ações desenvolvidas nas Proteções Sociais Básicas e Especial, prestados a população de forma continuada.

Instituto Despertar da Cidadania
Contribuindo de forma participativa para o desenvolvimento da cidadania

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Visita de reconhecimento ambiental

            Aos 10 dias de agosto de 2017, realizamos uma visita de reconhecimento ambiental junto com a equipe da Secretaria de agricultura, pecuária, recursos e meio ambiente de Irauçuba e a Assessoria Ambiental denominada de CHUVA. Tal visita foi para reconhecimento da área onde foi projetado a implantação de uma Fossa Ecológica tipo (BET) no bairro São Luiz de Gonzaga (Açude). 
            O projeto é uma demanda da Associação do bairro representada pelo seu Presidente Rodolfo Helder, que foi apresentada e apreciada pelo Prefeito Nonatinho que abraçou a causa de tonar realidade esse projeto piloto no município de Irauçuba.

            A Bacia de Evapotranspiração (BET) é usado para tratamento das águas negras, aquelas usadas nos sanitários para descarga. Não há saída de efluentes do sistema e visa substituir as fossas sépticas e sumidouros, com ganhos de segurança sanitária, economia financeira por usar restos de construção e pneus usados e também pela facilidade de construção. O Círculo de Bananeiras será usado para o tratamento das águas cinza, aquelas usadas nas pias, chuveiros e máquinas de lavar roupa. Este sistema visa tratar separadamente as águas que não estão contaminadas com dejetos humanos. Isto irá diminuir bastante o volume de água no sistema principal de tratamento da casa. Como o tratamento da água cinza é bem mais simples, ele demanda menos recursos e ainda aproveita a riqueza de nutrientes da água cinza, para alimentar plantas frutíferas.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PRELIMINAR DA ÁREA DE INFLUÊNCIA
Município: Bairro São Luiz de Gonzaga (Açude) – Irauçuba-CE.
            Os sistemas de tratamento das águas servidas para o Bairro São Luiz de Gonzaga (Açude) prevê a ocuparão 510 m3 em projeto preliminar para Fossa Ecológica Comunitária e 128 m2 para os círculos de bananeiras atendendo a um total de 51 famílias.





domingo, 6 de agosto de 2017

Ampliação do Serviço Socioassistencial do Despertar

Aos cinco dias de agosto de 2017 a Diretoria do Despertar reúnem-se para reavaliar suas ações, identificar falhas, corrigir e aperfeiçoar o Programa Vigilância Cidadã - PVC que tem como objetivo Promover o desenvolvimento da cidadania através da educação, esporte, cultura e assistência social.

O Programa Vigilância Cidadã - PVC foi iniciado no ano de 2013 porque acreditamos que ele se destina a desenvolver a transformação do ser, desenvolvimento de boa conduta, resgatando princípios já esquecidos de dizer bom dia, pedir licença, agradecer, assumir responsabilidades. O projeto constitui se da formação de Agentes da Cidadania através de projetos como karatê, capoeira, balé, teatro, música entre outros, e, junto a estes projetos recebem capacitações sobre: Cidadania, Sexualidade, DST (aids), Drogas, Estatuto da Criança e do Adolescente, Ética e Moral, relações humanas e Noções de Direito. Além disso, os Agentes da Cidadania Instrutores ou Orientadores tem a função de visitar as famílias carentes dos bairros pobres com intuito de colhê informações sobre problemas sociais existentes para que possamos auxiliar na busca da solução. 

Encerramos a reunião com uma bela apresentação de voz e violão da pequena Lívia.

Desde que o PVC foi iniciado conseguimos de forma participativa, a equipe do IDC, principais atores da Administração Pública, Associações e população em geral a: 

- Difundir informações sobre direitos e deveres a mais de 1.000 (um mil) famílias;
- Formar 30 trinta Agentes da Cidadania;
- Formar 07 (sete) jovens em Marketing Técnicas de Vendas;
- Orientar 10 (dez) Associações Comunitária;
- Capacitar em Gestão Organizacional 05 (cinco) Associações Comunitária;
- Assessorar 07 (sete) empreendimentos individuais;

Instituto Despertar da Cidadania
Contribuindo de forma participativa para o desenvolvimento da cidadania